Contatos Interações: 6826
Pesquisa de medicamentos por nome

Fentora e álcool

Resultado da verificação da compatibilidade da Fentora com álcool. Podem ser tomados juntos ou essa combinação é inadmissível.

Resultado da verificação:
Fentora <> Álcool
Relevância: 01.01.2021

Na verificação da interação conforme informações das fontes confiáveis como Drugs.com, Rxlist.com, Webmd.com, Medscape.com, foram identificadas as contra-indicações ou efeitos colaterais que podem ser nocivos ou aumentar o efeito negativo na combinação do medicamento com álcool.

Consumidor:

Não utilize álcool ou medicamentos que contenham álcool enquanto estiver a receber tratamento com o fentanil. Isto pode aumentar os efeitos colaterais do sistema nervoso, tais como sonolência, tonturas, vertigens, dificuldade de concentração, e a dificuldade em o pensamento e o julgamento. Em casos graves, baixa a pressão arterial, dificuldade respiratória, desmaios, coma, ou até mesmo a morte pode ocorrer. Você também deve evitar o consumo de sumo de toranja e sumo de toranja, pois isso pode aumentar os níveis de sangue e efeitos do fentanil. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas sobre como tomar este ou outros medicamentos que são prescritos. Não use mais que a dose recomendada de fentanil, e evitar atividades que requeiram alerta mental, tais como dirigir ou operar máquinas perigosas até saber como o medicamento o afecta. É importante informar o seu médico sobre todos os outros medicamentos que você usa, incluindo vitaminas e ervas. Não pare de utilizar qualquer medicamento sem primeiro falar com o seu médico.

Profissional:

GERALMENTE EVITAR: Álcool pode potenciar o sistema nervoso central (SNC) efeitos depressores de analgésicos opiáceos, incluindo o fentanil. O uso concomitante pode resultar em aditivo CNS depressão e a dificuldade de julgamento, pensamento e psicomotoras. Em casos mais graves, hipotensão, depressão respiratória, sedação profunda, coma ou até mesmo a morte pode ocorrer.

GERALMENTE EVITAR: o Consumo de sumo de toranja durante o tratamento com oral transmucosal formulações de fentanil pode resultar em aumento das concentrações plasmáticas de fentanil, que é principalmente metabolizado pela isoenzima CYP450 3A4 no fígado e no intestino. Certos compostos presentes na uva são conhecidos por inibir a CYP450 3A4 e pode aumentar a biodisponibilidade de ingestão de fentanil (de acordo com relatos de até 75% da dose) e/ou diminuir a sua sistêmica folga. O significado clínico é desconhecido. Em 12 voluntários saudáveis, o consumo de 250 mL de regular a força de sumo de toranja na noite anterior e de 100 mL, duas vezes a força de sumo de toranja uma hora antes da administração por via oral transmucosal citrato de fentanil (600 ou 800 mcg de losango) não afetou significativamente o fentanil farmacocinética, a dimensão global do fentanil induzida por miose (miose AUC), ou subjetivo, a auto-avaliação de vários efeitos clínicos comparados ao grupo de controle. No entanto, alterações farmacocinéticas associados com interações envolvendo o sumo de toranja são frequentemente sujeitos a um elevado grau de interpatient variabilidade. A possibilidade de interação significativa em alguns pacientes deve ser considerada.

GESTÃO: os Pacientes não devem consumir bebidas alcoólicas ou uso de drogas produtos que contenham álcool durante o tratamento com o fentanil. Qualquer história de álcool ou drogas ilícitas devem ser considerados quando da prescrição de fentanil, e iniciado um tratamento com uma menor dose se necessário. Os pacientes devem ser cuidadosamente monitorados para sinais e sintomas de sedação, depressão respiratória e hipotensão. Devido a um alto grau de interpatient variabilidade com relação ao suco de toranja medicamentosas, os pacientes tratados com fentanil deve, de preferência, evitar o consumo de sumo de toranja e sumo de toranja. Além disso, os pacientes que recebem transdermal formulações de fentanil deve ser alertado de que interações medicamentosas e os efeitos da droga podem ser observados por um período prolongado para além da remoção do patch, como quantidades significativas de fentanil são absorvidos pela pele para as 17 horas ou mais após o patch é removido.

Referências
  • Kharasch ED, Whittington D, Hoffer C "Influence of Hepatic and Intestinal Cytochrome P4503A Activity on the Acute Disposition and Effects of Oral Transmucosal Fentanyl Citrate." Anesthesiology 101 (2004): 729-737
  • "Product Information. Duragesic Transdermal System (fentanyl)." Janssen Pharmaceutica, Titusville, NJ.
  • Tateishi T, Krivoruk Y, Ueng YF, Wood AJ, Guengerich FP, Wood M "Identification of human cytochrome P-450 3A4 as the enzyme responsible for fentanyl and sufentanil N-dealkylation." Anesth Analg 82 (1996): 167-72
  • Labroo RB, Paine MF, Thummel KE, Kharasch ED "Fentanyl metabolism by human hepatic and intestinal cytochrome P450 3A4: implicaitons for interindividual variability in disposition, efficacy, and drug interactions." Drug Metab Dispos 25 (1997): 1072-80
  • "Product Information. Actiq (fentanyl)." Abbott Pharmaceutical, Abbott Park, IL.
Fentora

Nome genérico: fentanyl

Marca comercial: Abstral, Fentora, Subsys, Actiq, Duragesic, Ionsys, Lazanda, Onsolis, Sublimaze

Sinônimos: não

Interação entre medicamento, comida e estilo de vida
Interação entre medicamento e doença
Interações medicamentosas