Contatos Interações: 6826
Pesquisa de medicamentos por nome

Xtampza ER e álcool

Resultado da verificação da compatibilidade da Xtampza ER com álcool. Podem ser tomados juntos ou essa combinação é inadmissível.

Resultado da verificação:
Xtampza ER <> Álcool
Relevância: 01.01.2021

Na verificação da interação conforme informações das fontes confiáveis como Drugs.com, Rxlist.com, Webmd.com, Medscape.com, foram identificadas as contra-indicações ou efeitos colaterais que podem ser nocivos ou aumentar o efeito negativo na combinação do medicamento com álcool.

Consumidor:

Não utilize álcool ou medicamentos que contenham álcool enquanto estiver a receber tratamento com oxicodona. Isto pode aumentar os efeitos colaterais do sistema nervoso, tais como sonolência, tonturas, vertigens, dificuldade de concentração, e a dificuldade em o pensamento e o julgamento. Em casos graves, baixa a pressão arterial, dificuldade respiratória, desmaios, coma, ou até mesmo a morte pode ocorrer. Você também pode querer evitar ou limitar o consumo de sumo de toranja e sumo de toranja, o que pode aumentar significativamente os níveis sanguíneos de oxicodona em algumas pessoas. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas sobre como tomar este ou outros medicamentos que são prescritos. Não use mais que a dose recomendada de oxicodona, e evitar atividades que requeiram alerta mental, tais como dirigir ou operar máquinas perigosas até saber como o medicamento o afecta. É importante informar o seu médico sobre todos os outros medicamentos que você usa, incluindo vitaminas e ervas. Não pare de utilizar qualquer medicamento sem primeiro falar com o seu médico.

Profissional:

GERALMENTE EVITAR: Álcool pode potenciar o sistema nervoso central (SNC) efeitos depressores de analgésicos opiáceos, incluindo oxicodona. O uso concomitante pode resultar em aditivo CNS depressão e a dificuldade de julgamento, pensamento e psicomotoras. Em casos mais graves, hipotensão, depressão respiratória, sedação profunda, coma ou até mesmo a morte pode ocorrer.

GERALMENTE EVITAR: o sumo de Toranja pode aumentar as concentrações plasmáticas de oxicodona. O mecanismo proposto é a inibição da CYP450 3A4 mediada metabolismo de oxicodona por certos compostos presentes na uva, resultando em diminuição da formação de metabólitos noroxycodone e noroxymorphone e aumento da formação de oxymorphone devido a um suposto deslocamento de oxicodona metabolismo para o CYP450 2D6 mediada rota. Em 12 saudáveis, não fumantes voluntários, a administração de uma única de 10 mg, em dose oral de cloridrato de oxicodona, no dia 4 de sumo de toranja fase de tratamento (200 mL três vezes ao dia por 5 dias) aumentou a média de oxicodona pico de concentração plasmática (Cmax), exposição sistêmica (AUC) e a meia-vida de 48%, 67% e 17% (a partir de 3.5 4.1 horas), respectivamente, em comparação com a administração durante um equivalente de tratamento de água da fase. Sumo de toranja também diminuiu o metabólito-para-pai AUC proporção de noroxycodone por 44% e a de noroxymorphone por 45%. Além disso, oxymorphone Cmax e a AUC aumentou 32% e 56%, mas o metabólito-para-pai AUC proporção manteve-se inalterada. Farmacodinâmicas alterações foram modestas e só de auto-relato de desempenho foi significativamente prejudicada depois de sumo de toranja. Efeitos analgésicos não foram afetados.

GESTÃO: os Pacientes não devem consumir bebidas alcoólicas ou uso de drogas produtos que contenham álcool durante o tratamento com oxicodona. Qualquer história de álcool ou drogas ilícitas devem ser considerados quando da prescrição de oxicodona, e iniciado um tratamento com uma menor dose se necessário. Os pacientes devem ser cuidadosamente monitorados para sinais e sintomas de sedação, depressão respiratória e hipotensão. Devido a um alto grau de interpatient variabilidade com relação ao suco de toranja medicamentosas, os pacientes tratados com oxicodona também pode querer evitar ou limitar o consumo de sumo de toranja e sumo de toranja.

Referências
  • Nieminen TH, Hagelberg NM, Saari TI, et al "Grapefruit juice enhances the exposure to oral oxycodone." Basic Clin Pharmacol Toxicol 107 (2010): 782-8
Xtampza ER

Nome genérico: oxycodone

Marca comercial: Oxaydo, Oxycontin, Oxyfast, Roxicodone, Xtampza ER, Oxecta, Oxycontin, Roxybond, Xtampza ER; oxycodone is also present in the following combination drugs: Combunox, Endocet, Endodan, Moxduo, Oxycodan, Percocet, Percodan, Primlev, Roxicet, Xartemis XR, and others, OxyIR, Roxybond

Sinônimos: não

Interação entre medicamento, comida e estilo de vida
Interação entre medicamento e doença
Interações medicamentosas