Contatos Interações: 6826
Pesquisa de medicamentos por nome

Riomet e álcool

Resultado da verificação da compatibilidade da Riomet com álcool. Podem ser tomados juntos ou essa combinação é inadmissível.

Resultado da verificação:
Riomet <> Álcool
Relevância: 01.01.2021

Na verificação da interação conforme informações das fontes confiáveis como Drugs.com, Rxlist.com, Webmd.com, Medscape.com, foram identificadas as contra-indicações ou efeitos colaterais que podem ser nocivos ou aumentar o efeito negativo na combinação do medicamento com álcool.

Consumidor:

A metformina deve ser tomado com as refeições, e a ingestão excessiva de álcool (ou de curto prazo, consumo excessivo de álcool, ou o consumo freqüente) deve ser evitada durante o tratamento. Tomar metformina com álcool pode aumentar o risco de uma rara, mas grave e potencialmente condição com risco de vida conhecido como acidose láctica, que é um acúmulo de ácido láctico no sangue que, ocasionalmente, podem ocorrer durante o tratamento com metformina-contendo produtos. Acidose láctica é mais provável de ocorrer se você tem doença renal ou hepática aguda ou instável, insuficiência cardíaca congestiva, desidratação. Você deve procurar atenção médica imediata se você desenvolver o potencial de sinais e sintomas de acidose láctica, tais como fadiga, fraqueza, dor muscular, aumento da sonolência, dor abdominal ou desconforto, batimentos cardíacos lentos ou irregulares, dificuldade em respirar, calafrios e outros sintomas incomuns. O álcool também pode afetar níveis de glicose no sangue em doentes com diabetes. Tanto a hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) e hiperglicemia (açúcar elevado no sangue) pode ocorrer, dependendo de quanto tempo e quantas vezes você beber. Você deve evitar o uso de álcool se o seu diabetes não está bem controlada ou se você tiver triglicérides alto, neuropatia periférica (lesões nos nervos), ou pancreatite. O consumo moderado de álcool, geralmente, não afeta os níveis de glicose no sangue se o seu diabetes está sob controle. No entanto, você deve limitar a sua ingestão de álcool, devido ao risco de acidose láctica, com a metformina. Evite o consumo de álcool com o estômago vazio ou após o exercício, pois pode aumentar o risco de hipoglicemia. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver quaisquer dúvidas ou preocupações sobre a metformina.

Profissional:

GERALMENTE EVITAR: Álcool pode potenciar o efeito da metformina sobre o lactato, o metabolismo e aumentar o risco de acidose láctica. Além disso, o álcool pode causar hipoglicemia ou hiperglicemia em pacientes com diabetes. Apesar de hipoglicemia raramente ocorre durante o tratamento com metformina isoladamente, o risco pode aumentar com agudos do consumo do álcool. Mesmo pequenas quantidades podem baixar o açúcar no sangue de forma significativa, especialmente quando o álcool é ingerido com o estômago vazio ou após o exercício. O mecanismo envolve a inibição de ambos gliconeogênese, bem como a contra-resposta regulatória à hipoglicemia. Episódios de hipoglicemia pode durar de 8 a 12 horas após a ingestão de etanol. Por outro lado, abuso crónico de álcool pode causar intolerância à glicose e hiperglicemia. O consumo moderado de álcool, geralmente, não afeta os níveis de glicose no sangue em doentes com diabetes controlada.

Alimentos podem ter diferentes efeitos sobre a absorção da metformina, a partir de libertação imediata versus estendido formulações de libertação. Quando um único 850 mg dose de libertação imediata metformina foi administrada com alimentos, com média de pico de concentração plasmática (Cmax) e a exposição sistêmica (AUC) diminuiu 40% e 25%, respectivamente, e o tempo para o pico de concentração plasmática (Tmax) aumentou em 35 minutos em relação à administração, sob condições de jejum. Por outro lado, a administração de liberação prolongada metformin com alimentos aumentou a AUC em 50%, sem afetar a Cmax ou Tmax, e ambos de alto e baixo teor de gordura das refeições, com o mesmo efeito. Esses dados podem não ser aplicáveis para formulações que contêm metformin com outros orais antidiabéticos.

GESTÃO: a Metformina deve ser tomado com as refeições, e a ingestão excessiva de álcool deve ser evitada durante o tratamento. Pacientes com Diabetes, em geral, deve evitar o consumo de álcool se a sua glicose no sangue não estiver bem controlado, ou se eles têm hipertrigliceridemia, neuropatia periférica ou pancreatite. O álcool não deve ser consumido em um estômago vazio ou após o exercício, pois pode aumentar o risco de hipoglicemia. Os pacientes devem contactar o seu médico imediatamente se detectar potenciais sinais e sintomas de acidose láctica, tais como mal-estar, mialgia, angústia respiratória, aumento da sonolência e desconforto abdominal inespecífico (especialmente após a estabilização da metformina terapia, quando os sintomas gastrointestinais são comuns). Com mais acentuada acidose, também pode estar associada à hipotermia, hipotensão e resistente bradiarritmias. A metformina deve ser retirado imediatamente se acidose láctica é suspeita. Eletrólitos séricos, cetonas, glicose no sangue, o pH do sangue, níveis de lactato sérico, e o sangue metformin níveis pode ser útil no estabelecimento de um diagnóstico. Acidose láctica deve ser suspeitado em qualquer paciente diabético com acidose metabólica falta de provas de cetoacidose (ketonuria e ketonemia).

Referências
  • "Position Statement: evidence-based nutrition principles and recommendations for the treatment and prevention of diabetes related complications. American Diabetes Association." Diabetes Care 25(Suppl 1) (2002): S50-S60
  • "Product Information. Glucophage (metformin)." Bristol-Myers Squibb, Princeton, NJ.
Riomet

Nome genérico: metformin

Marca comercial: Fortamet, Glucophage, Glucophage XR, Glumetza. Riomet, Glumetza, Riomet

Sinônimos: Riomet Oral Solution

Interação entre medicamento, comida e estilo de vida
Interação entre medicamento e doença
Interações medicamentosas